Bem vindo.

Orientação Vocacional

A orientação vocacional tem como objetivo auxiliar as pessoas na sua escolha profissional. Colaborar na busca das respostas às perguntas do tipo qual profissão escolher? Em qual profissão eu posso me sentir realizado? E minha escolha, será que é a certa? Qual a profissão que se encaixa no meu perfil de personalidade?

A finalidade da Orientação Vocacional é avaliar, analisar, esclarecer e informar o indivíduo suas áreas de interesses, aptidões específicas e gerais, que se apresentam inseridas em suas possibilidades. É, também, revelar tendências e habilidades em áreas ou campos de trabalho. O objetivo da Orientação Vocacional é associar esses campos e sugerir caminhos ou tendências profissionais, que possam estar mais próximas das possibilidades, capacidades e interesses do examinando. A Orientação Vocacional pode proporcionar ao indivídup uma forma de resolver o "dilema" diante desse momento de decisão.

O processo de avaliativo é feito através de entrevistas, questionários de interesse, testes projetivos, testes de personalidade e teste intelectual.

O papel do psicólogo (orientador vocacional) é:

  • ajudar o examinando a pensar sobre sua própria realidade;
  • analisar os possível aparecimentos de conflito diante da tomada de decisões em relação ao seu presente e ao seu futuro profissional.

O adolescente pode apresentar dificuldades, tais como: mudanças de comportamentos, atitudes agressivas, impulsivas ou de irritabilidade, aumentando a ansiedade na tomada de uma decisão. Angústia e medo frente ao futuro leva-o, principalmente, a sentir-se inseguro e perdido, é comum esses sintomas aparecerem nesse período de definição.

A decisão é uma escolha pessoal. Cabe ao orientador acompanhar o orientando em suas reflexões, auxiliando-o a definir de maneira mais lúcida e segura sua escolha para que seja integrada, harmoniosa e feliz consigo mesma.

Fique atento(a) aos sinais...

Só assim você poderá perceber se seus filhos estão precisando de ajuda profissional.

Últimas notícias