Bem vindo.
O psicólogo organizacional é o profissional experiente que a empresa contrata para identificar causas de problemas, obter novas idéias e motivar, auxiliando na busca de resultados. Seu trabalho tem como objetivo melhorar o clima organizacional entre os colaboradores na empresa, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional entre eles. Melhorar os relacionamentos entre os colaboradores e os líderes da empresa, dar vazão aos comportamentos saudáveis, auxiliar na definição de metas e na busca de resultados com níveis de excelência etc.
Entre os vários fatores que influenciam na sustentabilidade das organizações, o ser humano é, reconhecidamente, um fator que merece atenção. Sabe-se que o êxito ou o fracasso de um produto ou projeto está intimamente ligado as pessoas nele envolvidas.
A Psicologia Organizacional, no que se refere à administração de pessoas, trabalha no sentido do pleno aproveitamento dos recursos humanos de uma organização, dispondo-os para que ofereçam um maior rendimento organizacional (eficiência e produtividade) com o melhor nível de realização individual (satisfação pessoal e geral).
Conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e adequados para ocupar cargos dentro da organização.
Processo de comparação entre duas variáveis: requisitos exigidos pelo cargo e características oferecidas pelos candidatos.
Processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que o tornam distinto de todos os outros cargos existentes na organização. São especificados os requisitos que o cargo impõe ao seu ocupante, seu conteúdo, os métodos de trabalho e as relações com os demais cargos.
É uma sistemática apreciação do desempenho das pessoas em função das atividades que elas desempenham, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
Visa estabelecer e/ou manter as estruturas salariais eqüitativas e justas capazes de equilibrar interna e externamente a organização.
Sistematizar e modernizar as vantagens integrantes da remuneração do pessoal, concedidas pela organização a título de pagamento adicional.
Ajustar as condições ambientais de trabalho para que assegurem a saúde física, mental e o bem-estar do trabalhador. Articular um conjunto de medidas técnicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes instruindo e esclarecendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas.
Políticas que visam o equilíbrio dinâmico entre a saúde e a satisfação do trabalhador e os interesses da produtividade e da qualidade das organizações.
É o processo educacional que desenvolve competências técnicas e pessoais buscando trabalhadores mais produtivos, criativos e inovadores.
Melhorar os processos de resolução de problemas e de renovação organizacional. É um conjunto de intervenções planejadas de mudança construído sobre valores humanísticos e democráticos que procuram incrementar a eficácia da organização.
Articular as políticas humanas, ambientais e mercadológicas da empresa para uma atuação cidadã. Sensibilizar o contingente humano da empresa para as questões sociais trabalhando no sentido do envolvimento de todos e da estimulação ao voluntariado. Criar e participar de programas de incentivo ou projetos culturais e sociais.
A qualidade do atendimento ao cliente está intimamente ligada às pessoas que o exercem e é a vitrine da organização. Da busca da excelência na satisfação do cliente depende o crescimento e o desenvolvimento empresarial.