Bem vindo.
É comum percebermos que algo não está bem com nossos filhos apenas observando seu comportamento. Perguntamos se existe algum problema e quase sempre a resposta é não ou mesmo um longo silêncio como resposta e que nos deixa em estado de alerta. Ficamos apavorados só em pensar na possibilidade de não estarmos ajudando, afinal essa é nossa maior missão com nossos filhos.
Calma, afinal de contas nenhuma criança vem com manual de instruções e sua forma de comunicar que algo não está bem é muito diferente da forma que os adultos entendem. Além disso, na maioria das vezes, ela mesmo não consegue perceber se há algo errado, apenas sente um desconforto que não compreende.
Vários são os fatores, ou fatos, que podem estar provocando esse desconforto na criança. É importante que se observe alguns indicadores que poderão estar sinalizando para um apoio profissional de um psicólogo, sendo eles:
Para que você não passe meses a fio pensando e com isso o problema podendo piorar é que existe a psicologia infantil. Através de estudos e técnicas específicas da psicoterapia infantil o psicólogo consegue se comunicar com a criança e assim procurar entender o que se passa com ela. O primeiro passo é uma entrevista com os pais. A etapa seguinte é convidar a criança a participar de "brincadeiras" que na realidade são técnicas próprias para obtenção de informações sobre o estado emocional da criança e intervenção psicológica.
A psicologia infantil tem como objetivo ajudar a criança a se reestabelecer numa realidade mais saudável, assim como orientar os pais na continuidade do processo de melhora em casa.